O artesanato brasileiro é riquíssimo fruto da infinidade de materiais naturais e técnicas empregadas por artesãos dos quatro cantos da nossa terra.

Em cada canto, mulheres se unem para formar cooperativas, se tornam empreendedoras e vão imprimindo novos conceitos até chegar as grandes cidades. E foi para promover este tipo de trabalho que surgiu a Wrapstore.

Daniela Scripilliti,  sua idealizadora, passou 20 anos trabalhando na área corporativa em uma empresa de brindes promocionais, decidida mudar radicalmente a sua vida profissional, ingressou no 3º setor como diretora social na ONG Planeta Criança, em Santana de Parnaíba, interior de São Paulo.

 

Por lá, passou 3 anos se dedicando a diferentes trabalhos sociais e, foi através deste trabalho que seu olhar de vendedora nata foi despertado para o trabalho desenvolvido em cooperativas e comunidades. Foi então que, depois de muitas pesquisas e viagens, lançou em 2013 a Wrapstore, sua loja online de venda de produtos exclusivos provenientes de diferentes estados do Brasil.

A principal proposta da loja, segundo Daniela, é oferecer aos consumidores um trabalho artesanal de qualidade desenvolvidos dentro de cooperativas de artesãos.

wrapstore - sandálias - latex-natural

Sandálias de latex natural é o carro chefe da loja. Confeccionadas no interior do Acre pelo Dr Borrcha, como é conhecido o seringueiro José de Araújo, o desenvolvimento do produto foi o resultado de um projeto realizado em parceria com o Laboratório de Tecnologia Química da UNB (Universidadde de Brasília) que ofereceu a ele material capaz de ser modelado manualmente.

O trabalho é todo artesanal e as técnicas desenvolvidas pelo Sr. José é tradição de família que vêm passando de geração em geração. Parece, mas não é tarefa fácil confeccionar as sandálias. Todos os dias, às 4hs da manhã, toda sua equipe já está no seringal riscando as árvores e colhendo o latex. Logo depois têm início todo o processo de transformar o leite em uma manta que vai ser passada diversas vezes por uma calandra até que adquira a espessura ideal para modelar as sandálias.

dr-borracha-artesao-sandailias-latex-natural

Eu vou cortando esta manta e montando o calçado. É como o trabalho de um alfaiate”, conta o Dr. Birracha. As peças são feitas uma a uma manualmente e a produção mensal da cooperativa é de 300 pares por mês, trabalhando em um grupo de 6 pessoas.

Nas suas poucas horas de folga, o Sr. José faz questão de capacitar outros seringueiros da região para que todo conhecimento alcançado ao longo da vida não se perca com o tempo.

wrapstore-acessorios-capim-dourado

A Wrapstore também tem disponível para os consumidores uma série de outros acessórios. Bolsas de crochê produzidas no interior de Minas Gerais, pulseiras de piaçava que vêm da Bahia e alguns modelos de pulsieras e colares de capim dourado vindos do estado do Tocantins.

Na nossa seção BOAS COMPRAS você pode comprar diretamente da Wrapstore. Corre lá!