O natal se aproxima e a decoração faz parte das estratégias de venda em todo comércio. Mas para quem trabalha com produtos sustentáveis, acredito que o visual da vitrine tenha que ter uma pegada diferenciada.

Sou apaixonada pelo natal e por muitos anos fiz decoração na vitrine da minha loja. Sempre reutilizava materiais e mesclava com outros novos já pensando no seu destino quando a temporada de festas acabava.

Estamos em busca de um olhar menos consumista e voltado para a dignidade humana, por isso, acredito que podemos demonstrar os nossos desejos e colocar em prática tudo aquilo que estamos vivenciando como forma de chamar a atenção do consumidor para a mensagem que queremos transmitir. E a decoração é uma das linguagens perfeita para isso.

Selecionei aqui algumas ideias para inspirar e que podem ser usadas por quem tem um espaço no comércio ou até mesmo na própria casa, afinal, em ambas as situações, pessoas passarão por estes ambientes e a sua atitude pode levar as pessoas a refletir sobre o assunto.

As ideias são um tanto quanto simples, o objetivo é reutilizar diferentes objetos. O que for incorporado comprado agora, pode e deve ser pensado no sentido de longevidade do material.

Vitrine-natal4

Quer falar de mobilidade, eis duas ideias bacanas. Bicicleta e aros de rodas. Você pode incrementar o visual e acrescentar objetos tipicamente natalinos como bolas, pingentes, entre outros.

Vitrine-natal-10

Escadas podem trazer para o ambiente a simplicidade que ganha forma de árvore quando adicionada decoração. Com a aplicação de diferentes objetos que você mesmo pode fazer elas irão remeter a um estilo rústico e ao mesmo tempo moderno. Reaproveite o máximo de materias que tiver disponível.

Vitrine-natal3

Que tal um clima fashion na sua decoração? Você pode utilizar galhos naturais ou aqueles que estão desmontados e guardados no seu arquivo de natal. Uma bela ideia para quem tem loja de roupas. Invista em cores de acordo com o estilo do seu produto.

Vitrine-natal-cpa-2

E que tal reutilizar calças jeans? Muito mais que criativa esta ideia é sofisticada. O material pode ser encontrado em brechós por preço acessível e após seu uso decorativo pode retornar para a arara ou ser reciclada ou ainda transformada em novas roupas. Este é o espírito natalino!

Vitrine-natal-11

Malas antigas é uma das opções criativas que encontrei e que vale o investimento. Uma vez restaurada de acordo com o seu estilo podem servir como decoração natalina e depois serem utilizadas em qualquer ambiente, ou seja, podem ter vida longa. Que tal?

Vitrine-natal-8

Para encerrar, o papel em diferentes formas e conceitos pode transformar a sua decoração num espetáculo. Árvore estilizada com textura de renda, caixa de correio recheada de cartinhas, o papel é fácil de ser utilizado, é encontrado com diferentes acabamentos e texturas e ainda no final de uso pode ir diretamente para a reciclagem.

Gostaram? Então, corre lá que dá tempo de fazer uma bela vitrine para a sua loja!

Fotos: Pinterest