Com uma vontade grande de criar e desenvolver uma rede social educativa, voltada para o desenvolvimento sustentável, João Paulo Gigliardi Costa, fundador do aplicativo, colocou no papel todas as suas ideias mas logo resolveu engavetá-las pois acreditava que ninguém se engajaria o suficiente para levar a ideia adiante. O primeiro passo foi dado em 2008 e muito haveria de acontecer a partir deste ponto.

Em 2012, em uma tentativa de novos avanços e com o mercado de produtos sustentáveis em crescimento, em contato com o seu atual sócio Fred Winkler, João apresentou seu projeto. “Apresentei a idéia a ele, que se interessou mas não bateu o martelo no primeiro momento. Fred foi para a Amazônia teve contato com empreendedores sociais e de causas socioambientais. Na volta, encontrou-se comigo e disse que queria por em prática o projeto de maneira ainda mais elaborada: não só uma rede social, mas um aplicativo com georeferência, gameficação, entre outras ferramentas”, relembra João.

E assim nascia o Ingages, atualmente o mais completo Guia Interativo de Sustentabilidade, com a missão de estimular as práticas e o estilo de vida sustentável. “Ainda em 2013, construimos o conceito do projeto. Em 2014, fizemos a primeira versão Alpha e este ano a fase Beta foi lançada”, comemora.

“O Ingages é uma plataforma inovadora. A pessoa acessa informações diárias de melhores práticas e também compartilha com outros usuários dicas de ações, consumo e serviços mais sustentáveis”, explica João. “Ao contrário de outras mídias, não divulgamos notícias ruins. Damos preferência às boas práticas, assuntos positivos e dicas produtivas para uma melhor convivência social, bom senso no consumo e respeito ao meio ambiente”, afirma.

Para o aplicativo cumprir sua missão de estimular a prática e o estilo de vida sustentável, foi aberto um projeto de financiamento coletivo. “Atualmente também temos parceiros de peso, como Carbono Zero Courier, AMMA Chocolates, Instituto Jatobás, Fundação Amazonas Sustentável, Virada Sustentável, Itaú, CineSolar, Associação Saúde Criança, Impact HUB, Organic Alimentos, Tree, entre outros”, completa.

A Casa TEAR Magazine se tornou parceiro do Ingages recentemente e o objetivo é oferecer conteúdo e informação de qualidade, além de ações que estudam trabalhar juntos.

Seu uso é divertido, intuitivo e realmente útil para quem o acessa, além de ser uma plataforma 100% brasileira e gratuita. “O aplicativo está disponível para baixar na App Store e Google Play”, orienta João.

Por dentro da plataforma

O Ingages conta com ferramentas para auxiliar seus usuários a terem uma rotina mais equilibrada com a sociedade e o meio ambiente. “Contamos com uma base de dados segmentada e um trabalho apurado de moderação, ou seja, não utilizamos bases terceirizadas ou de livre uso para evitar a baixa qualidade e confiança dos Pontos de Interesse (PI)”, reforça João.

O georeferenciamento filtra a busca pelo critério de distância determinada pela posição geográfica de acordo com cada usuário e seu lugar de acesso. A rede-social facilita o encontro com amigos ou novos contatos, assim como compartilha todas as atitudes legais. Com a gameficação, todas as interações com a plataforma geram pontos para um grande “ranking”. Os melhores pontuados irão receber promoções especiais junto aos nossos parceiros.

“Agora vamos gerar os primeiros índices e números de acessos. Soltaremos uma pesquisa para nossos usuários responderem o que acham e o que podemos melhorar. Igualmente com os clientes e parceiros, para melhor atendê-los também. Após essa pesquisa vamos aplicar novidades que temos no radar, como um Clube de Vantagens”, finaliza.

Visite a página do Ingates e descubra tudo que ele pode fazer por você.