No último dia 20, o Ecotece organizou uma vivência na Fundação Arco, onde aconteceram diferentes atividades com o objetivo de realizar a seleção de 12 estudantes de moda e design que irão integrar o seleto grupo para formação profissional através do projeto LabModa+. Como parceiros do projeto, acompanhamos de perto todas estas atividades e gostaríamos de dividir com vocês um pouco da essência do que foi realizado pela equipe do Ecotece.

Antes mesmo das atividades serem iniciadas, o grupo de estudantes, formado por 20 pessoas, fez um passeio pelas dependências da Arco para conhecer o espaço e todos os trabalhos por eles realizado. Localizado na Chácara Flórida, na Zona Sul de São Paulo, a instituição atende 600 crianças e jovens excluídos socialmente. Também oferecem oficinas de costura e artesanato para as mães destes jovens, além de acompanhamento psicológico.

 

ecotecelab2

 

No total, 50 pessoas participaram das atividades, sendo, 30 mães do grupo de trabalho Colchas de Retalhos e 20 estudantes. O objetivo desta vivência desenvolvida pelo Ecotece foi testar a capacidade de empatia dos estudantes, suas habilidades de escuta ativa, pró-ativa, criativa e de liderança participativa.

As atividades tiveram início com uma ação inspiradora. Pequenos grupos de 10 pessoas formados entre mães e estudantes participaram de uma rodada de conversas intimista. Cada um do grupo contou uma história da sua vida ligados as suas experiências do fazer, produzir e criar. Alí, surgiram muitas lembranças positivas e também negativas que fazem parte da vida de todos nós mas que se transformaram em chama motivadora para os exercícios seguintes.

 

ecotecelab1

 

Deste bate-papo incrível, cheio de histórias e motivações, uma rede começou a ser construída entre todos os participantes. Cada ponta de uma tira de tecido que dispunham, foram sendo amarradas uma nas outras, formando uma grande conexão e criando fortes laços de confiança e afinidade.

O próximo passo foi dividir mais uma vez estes grupos que, para esta nova atividade eram formados por 3 mães e 2 estudantes. O objetivo agora era sentir o nível de auto-confiança. Foi bem legal! De olhos vendados, um por um do grupo passou pela experiência de ser conduzido pelo restante do grupo, através de pequenos passeios que aconteceram na quadra de esportes da Fundação.Todos os grupos passaram pela mesma experiência e puderam sentir a importância de confiarem uns nos outros, confiar em si mesmo e também naqueles que estão sempre ao nosso lado, seja família ou colega de trabalho.

 

ecotecelab3

 

Uma vez confiantes, estes grupos passaram para a atividade final desta vivência que agora era criar e desenvolver um produto. Cada grupo foi desafiado à articular uma idéia criativa em apenas 30 minutos. Na sequência, utilizando diferentes tipos de materiais disponibilizados pela equipe do Ecotece, passaram a desenvolver o produto co-criado até que o resultado final estivesse concluído.

 

ecotecelab4

 

A maior parte dos grupos optaram por trabalhar na criação de acessórios como colares, pulseiras, tiaras, bolsinhas e chaveiros. No final da atividade surgiram variados produtos que vieram acompanhados de muita história e estilo.

 

ecotecelab5

 

Estes produtos desenvolvidos durante esta vivência foram um resgate dos sentimentos da vida pessoal e do talento que cada um colocou em prática, resultando em trabalhos ricos e coerentes. Por um lado, as mães artesãs da Arco trouxeram sua sabedoria e experiência, por outro, os estudantes trouxeram um olhar para o novo, moderno e a energia da ação. Juntos, foram capazes de inovar e colocar em prática suas idéias provando que quando diferentes gerações trabalham juntos, são capazes de desenvolver um potencial criativo que irá superar todas as expectativas.

 

ecotecelab6

 

E é exatamente esta a idéia que o Ecotece pretende desenvolver através do LabModa+ com todos os participantes do projeto: uma nova experiência e um novo olhar de negócios sobre a moda através de uma forma mais humanizada de se relacionar com a cadeia produtiva.

Vamos acompanhar todos os passos do LabModa+ e em breve teremos mais novidades para contar para todos vocês. Aguardem!

 

ecotecelab7

 

Fotos: Ecotece