A TRC Sustentável, especializada no desenvolvimento de projetos sustentáveis, reduz em até 60% o consumo de água em residências, condomínios e empresas.

Em tempos de economia de água e ameaça de racionamento, como ocorre no Estado de São Paulo, apostar em soluções sustentáveis é a melhor saída para quem quer preservar o meio ambiente e poupar dinheiro.

Atento aos indícios de que o planeta não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos a cada dia e a sinalização da Organização das Nações Unidas (ONU) de quase metade da população terá problema com abastecimento de água em 2030, o empresário Anderson Silva fundou em 2004 a TRC Sustentável – Tecnologia em Redução de Custos. Especializada no desenvolvimento e comercialização de projetos sustentáveis com foco em economizar água, a TRC é a única rede que atua como franquia no segmento de gestão de consumo.

trc2

“Naquela época a preocupação com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas não era muito difundida e o trabalho nesse sentido foi pioneiro”, explica Silva, diretor executivo da rede que em 2013 adotou o modelo de franchising e atualmente está presente em mais de 43 cidades, espalhadas em 17 estados brasileiros.

“Estamos empenhados em mudar os hábitos de consumo das pessoas, adotando tecnologia agregada aos meios sustentáveis que o projeto oferece. Com isso, temos a certeza que estamos no caminho certo para não deixarmos que a falta de água seja o maior problema do nosso planeta nos próximos anos”, reforça. Além dos serviços, a empresa investe em projetos sociais e campanhas sobre o uso consciente da água. “Juntos, podemos desenvolver soluções sustentáveis para os desafios globais do futuro. Afinal, as decisões de hoje serão decisivas para o mundo de amanhã”, acrescenta.

Redução em até 60% do consumo
O Projeto de Gestão da Água (PGA) é exclusivo da TRC Sustentável e consiste na aplicação de dispositivos (válvulas controladoras de pressão e vazão) que evitam desperdícios e geram economia no bolso do cliente. “O PGA é capaz de reduzir em até 60% o consumo de água em residências, condomínios e empresas”, afirma.

Segundo o executivo, profissionais da TRC realizam uma consultoria inicial da conta e analisam o perfil de consumo do cliente. Posteriormente, uma equipe técnica especializada começa os trabalhos de implantação. “O primeiro passo é a verificação em toda a rede hidráulica de qualquer vazamento, infiltração ou fuga de água. Depois são colocados dispositivos desenvolvidos para evitar desperdícios, instalados em todos os pontos de água do imóvel”, explica Silva.

Após esses procedimentos, são aplicadas então as Técnicas de Economia de Água (TEA), que ajustam a pressão em todos os pontos de água, regulando registros, válvulas e caixas acopladas nos banheiros, além da troca de anéis de vedação.
“O objetivo da TEA é otimizar o consumo da água. Planilhas de gestão acompanham o consumo diário para criar relatórios de medição informando os percentuais de economia gerados após a implantação do PGA, quais os períodos de maiores e menores consumos”, completa.

Já o serviço “Acha Vazamento” localiza vazamentos sem danificar a estrutura do imóvel, utilizando detectores com tecnologia de ponta. De acordo com Silva, um buraco de apenas dois milímetros em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês. “Se compararmos, é o mesmo que o equivalente a dez carros-pipa de água limpa e tratada. Em um dia, a quantidade da água jogada fora daria para encher uma máquina de lavar”, completa.

trc3

Expansão
Desde agosto de 2013, Silva adotou o modelo de franchising, vendendo microfranquias em todo o Brasil. “O investimento inicial para se tornar um franqueado da TRC é de R$ 45mil, com retorno de investimento estimado de 7 a 8 meses. O franqueado recebe um modelo de negócio que já funciona no comércio, com manuais operacionais, suportes nas áreas técnicas, comercias e jurídicas, dentre outras, e um plano de marketing mais agressivo. Ele ganha muito com isso”, reforça Silva.

O objetivo da rede sustentável sempre foi expandir o negócio, seguindo o mesmo modelo da empresa. “Vimos uma grande oportunidade no franchising por ser um mercado de constante crescimento e procura. Nós oferecemos um negócio com valor acessível, e que ainda contribui muito para o benefício da população; tanto para o meio ambiente quanto para o bolso”, finaliza.

Saiba onde encontrar uma unidade da TRC em sua cidade clicando aqui

Fotos: TRC Sustentável