Todo mundo sabe que hoje as cafeterias se tornaram sinônimo de cardápio variado e sofisticado para consumidores cada vez mais exigentes. Em todos os lugares as cafeterias estão conectadas e não é difícil entender porque se tornaram a extensão de muitos escritórios.

Mas aposto que você nunca saboreou um cardápio que inclui um bom papo, design criativo e café no bule. E tem mais, para cada tipo de encontro, um novo café é servido de acordo com as “normas da casa”.

bonjob1

Não, eu não estou aqui para falar de cafeterias mas de um novo tipo de relacionamento profissional que pode interessar para você e para muitos leitores da Casa Tear.

A história de um café para falar de design começou em Paris, onde o designer gráfico e diretor de arte, Cris Duarte, ao passar uma temporada pela capital francesa, buscou nos cafés da cidade e espaços de coworking um refúgio para trabalhar e se relacionar com seus clientes. Decidido, foi nos cafés que passou parte do seu tempo trabalhando.

bonjob4

De volta ao Brasil, trouxe seu estilo parisiense de trabalho e fundou a Bonjob, uma Boutique de Design que oferece os mais variados tipos de serviços e que têm como extensão da sua sala de escritório diferentes cafeterias em pontos demarcados na cidade de São Paulo.

bonjob6

 

Jardins, Vila Olimpia, Pinheiros e Vila Madalena são os seus points favoritos mas, isso não significa que ele não possa mudar o seu roteiro original. No seu portfólio ele tem clientes como Couture du Monde, Ícone Fashion, Naiara Naigua, Camuflagem Films, Coca-Cola, Brahma, 3 Corações, entre outros.

bonjob5

Conheci o Cris através do Dot’s (grupo fechado do facebook que em breve vamos falar muito sobre ele!) quando ele se apresentou e ofereceu aos membros do grupo uma consultoria sem cobrar absolutamente nada com o objetivo de ajudar a solucionar a parte criativa de design de marcas, logos e projetos para quem se interessasse e, em troca receberia um bom café e um bate-papo amigo. Para isso, passou a disponibilizar um dia da semana somente para doar seu tempo para este trabalho colaborativo.

Curiosa que sou e precisando de uma ajuda para definir a logomarca da minha marca de produtos para dogs, nos reunimos na Vila Leopoldina em uma manhã fria e que se tornou ensolarada logo que começamos a conversar sobre moda, pets e sustentabilidade. Descobrimos muitas afinidades e a paixão pelo design e, valeu cada minuto que estivemos juntos tomando café orgânico e degustando deliciosos pães de queijo. O resultado da nossa conversa saiu da área das ideias e já esta tomando forma.

Somente nestas duas últimas semanas, ele atendeu dezenas de pessoas e muito trabalho já está em andamento.

bonjob10

Sou apenas uma das pessoas beneficiadas por este encontro com ideias compartilhadas. Mas o que eu realmente quero dizer para vocês ao apresentar a Bonjob e contar a história do Cris Duarte é que podemos sim dispor de parte do nosso tempo para compartilhar o nosso conhecimento com outras pessoas, mesmo que sejam da mesma área que atuamos profissionalmente. E é este o exemplo que o Cris e a Bonjob deixa para todos nós, trabalharmos juntos para crescermos juntos!

O trabalho colaborativo está cada vez mais presente na vida e nos negócios das pessoas e o design é fundamental para dar alma para uma marca ou um produto. Ele transforma idéias e dá identidade ao conceito e, o essencial, leva seu negócio para um status profissional.

Então, se você tem um projeto ou um negócio e está precisando de uma ajuda amiga, se arrisque! Convide o Cris para um cafezinho clicando aqui!

Fotos: Cris Duarte